segunda-feira, 20 de setembro de 2010

(5ª Jornada) Nacional 0 - 2 FC Porto [Crónica]

À partida para este jogo o Porto vinha de 4 vitórias em outros tantos jogos na Liga e vinha de uma série de 8 vitórias consecutivas em jogos oficiais, enquanto que o Nacional vinha de 2 derrotas consecutivas, mas tinha ganho ao Benfica à 2ª jornada, portanto nada melhor que voltar às vitórias frente a outro grande, o que acabou por não acontecer.

O jogo começou com um ritmo de jogo bastante lento, em que se fez notar um maior ascendente azul e branco mas sem a devida eficácia no meio campo e na altura do do último passe, o Nacional pouco fez para contrariar o Porto. Como situações mais perigosas existiu um livre na direita do ataque portista em que Moutinho ajeita a bola para Hulk, que chuta para defesa segura do Bracalli, minutos depois também de bola parada o Porto chegou a vantagem, livre na esquerda marcado por Belluschi e auto golo de João Aurélio que acaba por trair Bracalli com a trajectória, pouco depois erro crasso do árbitro ao não assinalar grande penalidade a favor do Nacional por mão na bola de Rolando dentro de grande área portista, mas mesmo assim o Nacional não fez grande mossa na defesa portista, ainda de frisar um outro erro do árbitro que entende que Belluschi fez falta e foi admoestado com o cartão amarelo sendo que era falta a favor do Porto. E com naturalidade e o jogo controlado o Porto chegou ao intervalo em vantagem mínima.

Na segunda parte podia-se pensar que o Nacional iria arriscar mais mas Jokanovic apenas fez uma alteração e foi troca por troca tirando o Tomasevic e metendo o Stojanovic, o Nacional continuou a não conseguir ligar o jogo entre o meio campo e o ataque, mesmo assim o jogador no ataque mais esclarecido e que tentou mais foi Edgar Costa, mas foi insuficiente. E com naturalidade o Porto ampliou a vantagem numa boa recuperação de bola de Hulk que correu e cruzou a bola para o interior da área e Varela concretizou com sucesso. A partir daí o Porto passou a controlar mais o jogo, sendo que até mudou o esquema táctico com a saída do Varela e entrada do Rúben Micael, ainda houve tempo para mais algumas jogadas bem desenhadas por parte do ataque portista, mas o resultado já não havia de se alterar até ao fim do jogo. Penso que é uma vitória justa por parte do Porto.

Aspectos Positivos
- 9ª vitória consecutiva
- Vitória num terreno sempre complicado
- Fernando jogou bastante bem tanto a 'destruir' como a 'construir' jogo
- Mais uma boa exibição de Maicon que parece mais esclarecido que Rolando
- Por parte do Nacional quero frisar duas boas exibições Felipe Lopes e Bracalli

Aspectos Negativos
- Falta de atitude do Nacional
- 2 erros do árbitro (1 para o Nacional outro para o Porto)
- Jokanovic (Não arriscou, nem soube interpretar o jogo)

Escrito por Bruno Nunes

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Apeteceu-me escrever.

Aqui estou eu deitado num colchão em frente ao PC, a ultima semana foi assim e as próximas também o serão, e deu-me vontade de escrever alguma coisa, mas sinceramente nem sei o que escrever, mas até posso começar com algo que se passou hoje, estive eu no hospital um pouco mais de 4 horas à espera, e como vinha numa carta expresso de que não me posso sentar e estar em 'repouso', achei o tal sucedido uma pouca vergonha, já para não falar que era uma sala geral para todos os serviços e que há vontade haviam de estar lá 40 graus, mas também os 'espertinhos' que por serem de certos cargos lá 'fora' pensam que podem ultrapassar quem já está lá há espera a algum tempo, mas felizmente a minha recuperação está a correr dentro do previsto.

Agora falando em recuperação esta semana surgiu a notícia de que o Guarín já subiu ao relvado, não é daqueles jogadores que mais admire, mas é sem dúvida um jogador útil, mais uma opção para o meio campo portista. Eu sempre fui defensor da aposta do Villas Boas, é certo que o Porto tem um grande plantel, talvez o melhor dos últimos anos, mas sempre o defendi, e estes 7 jogos vêem comprovar a grande aposta do Pinto da Costa, existem vários pontos que o Porto tinha perdido nos últimos tempos, refiro-me ao Prof. Jesualdo Ferreira, acho que o Porto ganhou ambição, muito mais pressionante, um carácter dentro de campo renovado e a garra. E isso vê se nas celebrações efusivas do treinador do Porto, nas conferências de imprensa e mesmo na forma de jogar. Estou bastante confiante no trabalho a curto e médio prazo desenvolvido no FC Porto.

E assim sem mais nem menos consegui escrever umas linhas, não é que o texto vá ser lido por centenas de pessoas, mas soltei a escrita que havia dentro de mim. Aos poucos (mas bons) que lêem isto continuem a passar por aqui e podem mandar postas de pescada.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Turbilhão de Situações

Muitos (quer dizer se calhar não são assim tantos...) pensavam que já tinha desistido do blog, ou que já o teria esquecido ou ainda tinha-me esquecido da pass, mas nada disso aconteceu, ele continua aqui bem vivo na minha mente. Sabem como é complicado esta altura das férias, ou não se está em casa ou se está mas não para a Internet e foi o que aconteceu, situação puxa situação e só hoje pude e tive inspiração para tal, mas estou de volta. Bem tudo começou com o final das aulas no meu curso que correu tudo bem e surgiram as férias, algo bastante esperado e ansiado.

Na 1ª semana de Agosto, digamos assim, fui pela 2ª vez a Taizé algo que ansiava bastante, e ao contrário do que se possa pensar cada ano é uma experiência totalmente diferente de todas as outras, gostei bastante de mais uma semana lá, passada com um grupo de grandes amigos com A grande do Norte, mais propriamente Valongo foi bom poder reencontrá-los.

Depois passei uma semana por casa, a não fazer grande coisa, mesmo bom para descansar. Na semana seguinte estive na Lagoa de Albufeira com os meus Avós e irmão, uma grande semana porque eu adoro os meus Avós e poder estar com eles uma semana é uma bênção.

E já em Setembro tive que ser operado a um quisto que tinha no cu, a operação correu bem. Mas o pior é a recuperação que são sensivelmente 5 semanas em que não me posso sentar e tenho que fazer o penso praticamente todos os dias.

E pronto foram estas as férias possíveis!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Amizade

"A amizade é semelhante a um bom café: Uma vez frio, não se aquece sem perder bastante do primitivo sabor."
(Kant)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Free Hugs

Já tenho saudades da simplicidade de um simples abraço. Obrigado Valongo pela semana espectacular.

Free Hugs!

Bon après-midi! Je suis de retour.

Após uma ausência de 10 dias, aqui estou eu de volta, estive em França mais propriamente em Taizé uma comunidade católica que acolhe Jovens e menos jovens e onde se vive a felicidade pura e que se vive apenas com o essencial, fui pela 2ª vez e gostei bastante este ano fui com o grupo de Valongo, grandes amigos e amigas que conheci em Fevereiro no encontro Ibérico de Taizé e onde fui acolhido por eles.

Agora estou de volta e venho o com Espírito a transbordar e pronto para mais um ano. Espero que para o ano possa ir de novo a Taizé, por mim iria todos os anos.

Um abraço,

Bruno

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aqui estou eu...

Bem após uns dias em que não escrevi nada, mas também vocês devem ter sentido cá umas saudades, imagino mesmo. Eu digo 'vocês' mas se calhar nem tenho leitor algum. Mas pronto vou escrevendo na mesma sempre liberta o stress, uops esquecia-me que já estou de férias, e o que há menos é stress, posso dizer que neste momento estou na boa vida. Sabe tão bem de vez em quando ter uns dias ou semanas, queriam meses? (isso é só para o pessoal do 3º ciclo... Seus malandros não querem é trabalhar.)

Bem ontem tive uma experiência diferente, sim a minha pessoa, apareceu na televisão, não repararam? Pois não sabem o que perderam. Ontem estive no público do programa '5 para a meia noite', é um programa em directo, programas gravados é para meninos. Gostei bastante da experiência, mas de repente tornei-me famoso. Já recebi algumas sms e fui reconhecido por algumas pessoas. É tão bom. Aliás, se calhar não fui reconhecido assim por tantas pessoas e nem recebi muitas sms. Mas continua a ser bom. Se calhar só os meus país e avô me reconheceram e recebi sms de amigos que me viram. Mas mesmo assim continua a ser bom.

Estou quase de malas aviadas para França, sim eu também viajo... Vou repetir uma experiência que já tinha feito o ano passado, estar na comunidade de Taizé durante 10 dias. Vai servir para refrescar a mente e encher a alma.

Para finalizar tenham bastante cuidado com aqueles indivíduos que vos abordam na rua assim do nada, podem querer saber as horas, e assim poupam dinheiro em relógios.

sábado, 31 de julho de 2010

Será isto um texto?

Já vos aconteceu quererem escrever algo e as palavras não saírem ou quererem escrever sobre algo e não terem tema de conversa? A mim bastantes vezes, porque eu gosto bastante de escrever e de partilhar coisas, mas muitas vezes não tenho nada para escrever e também não gosto de escrever por escrever. (perguntam vocês: Mas então estas linhas não são escrever por escrever? ao que eu respondo: Mas isto é diferente...) É quase como querer ler um livro e não poder, ou querer ir jogar à bola e não poder.

Bem e com isto consegui fazer um parágrafo sem nexo algum, as vezes excedo as minhas expectativas porque pensava que não ia escrever coisa alguma e já vou no 2º parágrafo, não é fantástico? (Vocês devem mesmo pensar que sou maluco. As vezes tenho as minhas pancas, mas cada um é maluco à sua maneira.) Estou quase a ficar parecido ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa porque algumas vezes fala, fala e fala mas pouco diz, e digo-vos já começo a aperfeiçoar esta 'Qualidade'.

E lá vão 2 parágrafos e começo o 3º acho que já chega porque senão, eu já tenho poucos visitantes, fico sem nenhum visitante. Esta semana foi a minha ultima semana de faculdade, logo a minha (pouca) sanidade mental já não existia, agora é férias. Também nesta semana morreu o GRANDE António Feio, apagaram-se as luzes aqui neste palco para ele, mas acredito que já fará rir num outro palco, era uma pessoa que admirava muito pelo seu sentido de humor, mesmo sabendo da Doença e pela sua força. Que Descanse em paz! Esta semana também é marcada pelo imenso calor que se tem feito notar, nem consigo praticamente dormir com este calor.

E vêem como se pode escrever um texto algo longo? Por favor não me atirem coisas e nem fiquem chateados comigo, até quem deveria ficar chateado era eu por não terem participado no meu Post interactivo, mas eu gosto muito do 'meu' Público e acredito que ainda escrevam. (digo eu... Ou não!)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Post Interactivo

É verdade que isto é um espaço 'meu', mas se não houver nenhum receptor basicamente fico como na gíria a 'falar para o boneco', quer dizer já não deve de estar muito longe disso. Então decidi que este post seria interactivo, logo conto com a vossa participação e que se sintam em casa.

Sem mais demoras gostava que partilhassem, e como estamos no verão, um episódio macabro ou esquisito que tenham passado nas vossas férias de Verão. Toca a participar, sintam-se em casa.

Raio do Computador

Hoje chego muito bem a casa depois de um dia bastante desgastante, acho que neste momento nem sinto que tenha cérebro, ou se tenho está num estado lastimável, ia eu fazer um acto simples da minha rotina que é ligar o computador, até aqui tudo muito bem, mas após a inserção da palavra passe bloqueava num ecrã preto, e eu pensei logo "Bem o Computador meteu férias... É merecido!", alias o portátil tem 1 ano e meio e as horas que já trabalhou e nunca deu nenhum problema era mesmo totalmente merecido, mas eu sinto que ir à Internet já faz parte da minha rotina.

Então com a ajuda de um amigo e com alguns conhecimentos informáticos que tenho lá consegui pôr de novo o computador a funcionar. É chato tenho pena do Computador porque estava a caminho de umas grandes férias e teve de voltar ao trabalho. É um excelente companheiro. (sei que soa um pouco a Nerd, mas é a vida e realmente acho-o companheiro, porque trago aqui todos os meus amigos e sítios que gosto de visitar.)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Sabe mesmo bem!

Já alguém pensou estar no final do mês de Julho, tipo aquele mês em que está bastante calor e que o Sol está bastante baixo que até é mais provável poder apanhar cancro da pele, a uma Segunda-Feira estar numa sala onde estão ligados alguns computadores e que lá fora estão uns 40 graus e estão a trabalhar várias horas seguidas? Eu por acaso já pensei assim como vivi hoje isso e sinceramente não aconselho a ninguém pois faz mal à Sanidade Mental e à Saúde.

Estou a pensar pôr um anúncio no Jornal com algo do género "compram-se férias por gastar."

Cuidadinho

Olá Boa noite ou será já boa madrugada, desculpem vir-vos chatear sei que muitos (ou poucos) de vocês já deveriam estar a dormir, e se calhar até eu já deveria estar a fazer o mesmo, mas lembrei-me de algo que pode ser perigoso. Dei por mim à pouco ao entrar no meu blog ler algo do género 2 seguidores, isto pode ter várias interpretações, primeiro podem ser seguidores por acharem que somos exemplo (algo que não me considero...), segundo podem ser aqueles seguidores que quando tiveres distraído se aproveitam de ti num beco sem saída, portanto tenham cuidadinho com eles. Outra coisa que me suscitou bastante curiosidade é 2 pessoas estarem-se a seguir uma a outra, acho que é um pouco complicado, a não ser que seja tipo jogo das escondidas. E com este texto com não sei quantas palavras consegui realizar algo que não tem conteúdo algum, é mais um desvairo meu das horas avançadas.

domingo, 25 de julho de 2010

De volta...

E passou mais um fim-de-semana, começa mais uma semana de 'guerra' ou seja de faculdade, a minha última (já não era sem tempo...) ainda assim falta 1 exame e 1 apresentação. Mas falemos do Fim-de-semana fui para a Lagoa de Albufeira, perto de Sesimbra, após uma sexta feira de aulas e preocupações com esta ultima apresentação, aí vou eu de comboio para lá, um Fim-de-semana passado com os meus avós e padrinhos.

Sabe sempre bem sair da rotina e do sitio do costume, foi um fim-de-semana que deu para descansar, para até ir à praia, para ir sair à noite a Sesimbra e ver o desfile de Carnaval de Verão, por momentos quase parecia que estava de férias no Brasil, onde deu para adiantar um relatório e até para comer.

Precisava mesmo de um Fim-de-semana deste género para me libertar um pouco mais, agora venham mas é as férias.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Coisas da vida

Hoje posso dizer que me sinto completamente rebentado psicologicamente, este ano tem sido totalmente desgastante tanto a nível escolar, pois já não estava habituado a estudar, ainda para mais com esta intensidade, como a nível pessoal. Ainda estou em aulas, e ainda estarei mais uns dias, estou mesmo a precisar de férias e quando chegar esse dia, nem irei acreditar, foi um ano bastante longo, apesar de ter os mesmos 365 dias. Os meus últimos dias tem sido de uma monotonia tremenda, sinto-me aliás como uma música de gelados que era algo do género "Triste, Só e abandonado...", é mesmo triste dizer isto.

A minha grande 'motivação' para ultrapassar isto é pensar nas férias e ver alguns grandes planos que tenho para fazer, algo que me deixa bastante contente e motivado a ultrapassar estes dias que faltam até às férias. Esta cena de 'bloggar' é bastante boa estou a começar a ficar 'addicted.

domingo, 18 de julho de 2010

Rumo

As vezes fico a pensar como uma coisa insignificante pode mudar a vida, tão simples como por exemplo o acto de ir ou não ir à praia, com isto por incrível que pareça a vida pode nunca mais ser a mesma. Quantos de nós já não deu por si a pensar "Aí se pudesse voltar atrás muita coisa seria diferente." Mas quem nos garante que as mudanças seriam para melhor, porque isto é um Rumo e mesmo que coisas melhorassem outras poderiam piorar. E quanto ao pudermos voltar atrás para corrigir os nossos 'erros/acções' a vida seria perfeita e não aprenderíamos com os nossos próprios erros. Por mais insignificante uma acção e/ou atitude seja insignificante pode mudar completamente a nossa vida e rumo. Vivemos o presente e sejamos felizes.

Para que serve o nervosismo?

Afinal para que serve o nervosismo? Será que é só para nos 'tramar' em certas situações? Na minha opinião para lá do ficar com o coração a bater mais rápido, de ficar a suar ou de não pensar noutra coisa que seja essa situação, eu acho que apesar de tudo o nervosismo pode ser considerado algo de bom.

O Nervosismo, na minha opinião, é sinal de que esta ou aquela situação não nos passa despercebido, nem que seja pelas melhores ou piores razões, é sinal que nos preocupamos com algo, que damos valor, é verdade que o nervosismo nos atrapalha e torna as coisas mais difíceis, mas não pode ser considerado apenas algo mau.

Uma pessoa sem o nervosismo miudinho tornaria-se uma pessoa bastante 'fria', quem não gosta de sentir aqueles segundos antes de entrar em palco, ou de entrar num jogo de futebol em que o estádio está cheio ou até os segundos antes de estar com aquela pessoal especial, acho que o Nervosismo é algo que 'apimenta' a nossa vida.

domingo, 11 de julho de 2010

Um Amigo

Um amigo é um bem,
Um tesouro que se tem,
Sois vós luz das estrelas,
Que nos guiam mais além.
Sao momentos bons e maus,
Nesta estrada percorrida,
Digo mais, nao vos trocava
Por nada desta vida.

E talvez um dia, chegue a hora do adeus,
Deixar-vos-ei com pena, amigos meus,
Mas mesmo longe, vós estais perto,
Ao pé de mim,
Pois entre amigos é assim.

Um amigo é um irmao,
Nosso pensar nossa mão.
Meus amigos estais aqui,
Pra vós canto esta canção.
O tempo voa neste instante,
E já estamos de partida,
E digo mais, não vos trocava
Por nada desta vida.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Viver do Passado, pensar no Futuro e acabar o Presente.

Hoje acordei especialmente com uma certa vontade de 'pegar no teclado' e escrever, é uma das minhas paixões, assim como Futebol e música electrónica. Então o tema de hoje, é algo que acontece com muitas pessoas, muitas vezes até sem darmos conta, mas que acontece, muitas vezes damos por nós a pensar no passado bem distante, ou até no futuro a planear coisas, mas muitas vezes ficamos presos as recordações do passado e noutros momentos ficamos a sonhar e a planear coisas futuras, mas que muitas vezes saí tudo ao contrário, e isto causa um esquecimento do presente, tornamos-nos pessoas que não vivem o presente, logo vão perdendo a sua identidade ao longo do tempo. Acho que para que a vida faça mais sentido e que possamos aproveita-la da melhor forma terá que haver uma divisão mais ou menos homogénea dos sonhos futuros, das recordações e/ou erros, neste caso para que se possa aprender, com a vivência do presente, porque também uma pessoa que não sonhe e não tenha sonhos futuros é uma pessoal sem objectivos, e também uma pessoa que despreze o passado e não aprenda com o passado cometerá os mesmos erros do passado.

Eu próprio, dou por mim muitas vezes, assim como que meio parado no tempo, a pensar em situações passadas, e que se calhar até faria diferente, ou a sonhar, muitas vezes alto e estes momentos, que no meu caso até são bastantes, prejudicam a vivência do presente.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rumo a Seguir

foto tirada por Bruno Nunes

A Luz ao fundo do túnel














foto tirada por Bruno Nunes

Apresentação

Isto é um começo de um novo projecto pessoal, em que tenciono partilhar algumas coisas minhas, sejam de opinião, sejam de fotografia, de desabafos ou até de histórias. Vão visitando e opinem.